Ok, lembrei de uma resposta a um email que mandaram para a lista comunitária do meu curso de engenharia na UFMG (era um texto expondo os pontos positivos do Lula, "um quase analfabeto", em comparação com FHC, "um universitário educado", não ter conseguido muitas das coisas que o Lula, no ponto de vista do email, conseguiu). Fato é que esses tipos de discussões políticas na lista universitária sempre incomodam muitos, pelo fato de acharem que a lista deveria ser somente para discussões sobre o curso e sobre a UFMG e educação em geral.
Me inspirando no fenômeno "Eleição", aí no Brasil, me lembrei desse email e resolvi postar aqui, porque acho que ele exprime grande parte das minhas idéias no que se refere a Política. E como esse blog é para expressar minhas idéias, vai cair como uma luva aqui. Também, queria que esse texto não ficasse perdido nas lixeiras dos emails do pessoal da lista, pois, para mim, é um texto que pode inspirar as pessoas a seguirem um caminho melhor, para elas e para todo o mundo.
Dito isso, exponho minha resposta:
"Eu concordo com o Max quando ele diz que tem direito de mandar um email defendendo o outro lado, sendo que recebemos um monte de outros emails criticando e apontando defeitos.
Mas eu tenho um ponto de vista diferente. Não entendo o porquê dessa dualidade existir. FHC e LULA. O bem e o mal. O político letrado e o analfabeto. Os eleitores que apóiam um, e os que apóiam outro. Não entendo o porquê de, quando se trata do futuro de TODOS NÓS, as pessoas não conseguirem enxergar que o importante não é fazer as suas crenças pessoais serem divulgadas, mas pensar no global e encontrar a solução, JUNTAS, para os problemas que afligem a todos nós.
Uma sociedade só será realmente uma sociedade quando reconhecermos que ninguém aqui (das pessoas honestas, eleitores e políticos que passam a vida identificando problemas e procurando as devidas soluções para os mesmos) é melhor que ninguém, e os políticos que elegermos só farão realmente um EXCELENTE trabalho quando esquecerem que são de partidos diferentes e que não estão ali para defenderem os interesses particulares de um ou outro grupo, mas de todos juntos.
A dualidade, na minha opinião, está se tornando obsoleta. Perceber que todos somos, na verdade, um só, é a chave para construir uma sociedade mais forte, unida, igual, sustentável, que ofereça a cada um a chance de atingir o seu máximo potencial como ser humano. Todos os nossos interesses convergem para um único e grande desejo de ter a disposição uma sociedade que nos permita nos desenvolver como seres humanos, que nos permita viver uma vida completa, com comida, conhecimento e tecnologia à nossa disposição. Que nos permita ser quem somos, sem medo de morrer de fome no outro dia, sem medo de não ter dinheiro para cuidar da sua mãe ou filho doente, sem medo de sair na rua com o seu iPhone 4.
Não sei porque estou escrevendo esse e-mail, simplesmente deu vontade. Eu raramente escrevo na lista, e poucas vezes pra falar muito. Só queria deixar expresso aqui um novo ponto de vista, a fim de mostrar a quem ainda não percebeu que o mundo não é preto no branco, não é "políticos bons" e "políticos maus", não é esse partido ou aquele outro, não é Ocidente e Oriente ou EUA e Cuba . Existe um outro ponto de vista que você pode seguir, e ele é justamente o ponto de vista do "somos todos um". Quando a dualidade desaparece, percebemos que não precisamos mais criar discussões longas nessa lista em cima desse ou aquele político. Percebemos que não precisamos tentar convencer ninguém de que o FHC foi bom ou mal, ou que o Lula foi bom ou mal. Quando a dualidade desaparece, simplesmente percebemos que não precisamos mais tentar mudar as ideias de ninguém, porque todos buscam a mesma coisa: uma sociedade em que seja possível viver em paz.
Quem defende FHC e xinga o Lula não é uma pessoa má, assim como que defende o Lula e detesta o FHC. Ambos têm convicções pessoais que os fizeram escolher um dos dois, mas se olharmos fundo, veremos que ambos desejam exatamente as mesmas coisas. Se usarmos o tempo que gastamos procurando argumentos para apoiar um ou outro para concentrarmos em identificar problemas na nossa sociedade e discutir soluções eficientes para eles, começaremos a criar uma sociedade unificada, onde as pessoas poderão reconhecer que acima de interesses e afinidades políticas, está a vida de milhões de pessoas, está a nossa vida, está o nosso Brasil, e está o nosso mundo.
Espero ter passado a minha opinião corretamente, e sinceramente, espero que esse email faça diferença para alguém.
Um abraço a todos,
John Lennon Oliveira Couto"