PESSOAL, peço a atenção de todos! Esse movimento está descontrolado. Não temos representantes, não respondemos a líderes. E agora, o povo, por raiva e descrença (justificada) nos partidos políticos, está AGREDINDO todo partidário. E clamando apenas a bandeira nacional, e cantando hinos, e os militares por todo o país se ajuntando ao movimento lindamente.
ABRAM OS OLHOS!
A única forma de unipartidarismo é a DITADURA. E esse sentimento de rejeição e inibição da liberdade de expressão de partidários é uma afronta à democracia. Estamos caminhando para uma Die Welle (A Onde, o filme que mostra como a massa pode ser manipulada para tomar atitudes violentas e elitistas sem perceber!).
Precisamos tentar conter esse tipo de sentimento. Precisamos conter os ânimos ultra-nacionalistas. Estamos alimentando uma máquina fascista que só pode resultar em uma coisa: AUTORITARISMO E REPRESSÃO.
POR FAVOR, se atentem para o que gritam na rua. Se atentem para não caírem nesse tipo de discurso. E DEFENDAM o direito de partidários irem às manifestações. Você pode ser apartidário, mas não pode ser contra partidos, porque os partidos são a única ferramenta que temos para manter a democracia de pé.
Para exemplificar a importância dos partidos, dou um exemplo:
O movimento, que começou com uma pauta bem definida, foi sequestrado: hoje, o Brasil inteiro clama por "Mais Educação", "Mais Saúde", "Contra a Corrupção"! E clama para que todos levem APENAS a bandeira do Brasil para as manifestações. O que acontece é que essas pautas genéricas e a bandeira do Brasil REPRESENTAM O POVO TODO (ninguém vai dizer que é contra a educação ou a favor da corrupção), e daí nos sentimos UNIDOS.
PORÉM, estamos esquecendo do que realmente define os partidos políticos. A discussão que muitos estão esquecendo de levar para seus círculos é sobre o COMO essas pautas serão implementadas. PERGUNTEM a vários manifestantes COMO eles esperam que a educação seja melhorada: vocês irão notar que cada um tem o SEU MODO de enxergar as coisas, com opiniões que irão da extrema esquerda à extrema direita. ISSO É PARTIDARISMO. A única ferramenta que nossa democracia possui para conseguir dar voz a tantas opiniões diferentes e alcançar um consenso para o bem coletivo em geral é o partido político. PODE SER que consigamos erguer uma nova ferramenta, como uma Assembléia Popular onde as decisões são tomadas horizontalmente, mas isso é extremamente complicado, ainda mais no tempo que temos para evitar o caos.
O que eu estou querendo defender é que NÃO EXISTE movimento de milhões de pessoas APARTIDÁRIO. Todo mundo tem sua posição pessoal sobre como cada pauta deve ser atendida. E se continuarmos atacando os partidos, a única coisa que vai restar para guiar essa MULTIDÃO de pessoas que estão se mobilizando será a Bandeira Nacional e pautas genéricas impossíveis de implementar. Solução: AUTORITARISMO. Em um ambiente atiçado como o que estamos passando, se não aprendermos a respeitar a opinião diversa e o seu espaço na sociedade, só podemos chegar em um regime facista ou em uma ditatura nacionalista. Em ambos os casos, a liberdade de expressão será severamente punida, inclusive na internet.
POR FAVOR, PENSEM sobre isso. Discutam com seus pares. NÃO vamos deixar um movimento que tem um potencial para alterar de verdade os rumos do país (para melhor) virar um Golpe de Estado que tire as liberdades duramente conquistadas nos últimos 25 anos.
Que a discussão se inicie. Conversemos, em vez de atacarmos uns aos outros.