terça-feira, 13 de julho de 2010

Exaltação

Eu posso dizer, com toda a certeza e convicção que eu poderia ter agora, nesse exato momento em que escrevo esse texto, que sou feliz.

Não sei quantos irão ler isso e pensar "Felicidade não existe, coitado, ele está iludido". Não vou discutir filosofias de vida, nem conceito de felicidade. Eu só sei que ESTOU e SOU feliz.

Eu sou!

E eu tenho que agradecer muito a Deus por tudo que ele me deu até hoje:
Eu tenho a FAMÍLIA que eu precisava ter, eu tenho os AMIGOS que eu preciso ter, eu tenho os SONHOS que eu devo ter, eu tenho as OPORTUNIDADES que eu preciso para conquistar esses sonhos.

Eu tive e tenho PROFESSORES que me inspiraram e inspiram, tenho INTELIGÊNCIA para entender o que preciso entender e tenho tido as EXPERIÊNCIAS necessárias para ter a SABEDORIA que me será tão útil no futuro.

Eu tive um PASSADO maravilhoso, estou vivendo um PRESENTE que só tem me trazido surpresas boas, e não tenho nenhum motivo para não acreditar que meu FUTURO será excelente.

Eu nunca perdi as ESPERANÇAS em mim, nem a FÉ em DEUS.

Eu gosto de quem eu FUI, amo quem eu SOU e acredito que terei muito orgulho de quem eu SEREI, quando o for.

Se, com tudo isso, uma pessoa não estiver FELIZ, então realmente, a FELICIDADE não pode existir. Mas, para confortar os que querem acreditar nela, e confrontar os que duvidam de sua existência, eu estou aqui para afirmar: COM TUDO ISSO, EU SOU FELIZ.

Nunca poderei agradecer o suficiente, meu Deus.
Obrigado, de qualquer forma, pela vida que eu tenho!
:D

                                                         

Uma peça de sabedoria em meio a um bando de memórias

"
Escute o silêncio
Voar além da capacidade é ultrapassar obstáculos. A ajuda é bem vinda, mas tem coisas que deve-se fazer sozinho. O sofrimento é a chave do saber, para o sábio consciente. Cada momento de dificuldade se reflete em mais conhecimentos e crescimento de espírito. O espírito pede paz mas o corpo se volta em diversos caminhos inconscientes. Difícil é equilibrar as vontades e viver uma vida terrena plena de desejos e espírito. Nem soh de pão vivera o homem e nem soh de espírito vivera o corpo. Dois lados distintos de uma mesma moeda não significa que a moeda consiga existir com um lado soh. O equilíbrio, yin-yang. A chave é o controle e o controle exige paciência e perseverança sempre. Fanatismo leva a loucura e loucura é estado de quem não está de bem consigo mesmo. Nada adianta correr atrás da perfeição se o corpo quer experimentar as tentações mundanas. E nada adianta renunciar ao espírito se o corpo não sente sem a presença do espírito. Viver é uma arte, e viver bem é obra de poucos bons artistas. A felicidade é uma referência para o bem estar do corpo e do espírito. O difícil é encontrar um rumo em meio a tantas possibilidades. Que Deus me guie!
"
John Lennon Oliveira Couto


PS: 
Véiiiiiiiiiiiiiii!!! Eu achei isso nos meus arquivos. Data de 08 de junho de 2008 e eu não sabia que eu era tão Gênio assim! ahhahahaha


Tudo que eu escrevi há quase exatamente dois anos atrás é EXATAMENTE o que eu precisava ler hoje. E por ser isso verdade, vim compartilhar com vocês.


Não espero que entendam alguma coisa, isso foi escrito num daqueles citados momentos de necessidade de por algo pra fora, quando eu andava com a cabeça cheia de sonhos, dúvidas e medos (como hoje). Para mim FAZ TODO o sentido. Sem querer me gabar (Deus sabe que estou longe disso, e que falo sério), esse pequeno trecho tem tanta sabedoria que eu até arrepio quando leio.


Só mais uma coisa: coloquei aqui o texto na íntegra. Esse texto eu só tinha lido UMA vez, que foi quando escrevi. Foi um momento de 'abre o Word, olha a página em branco, e deixa os pensamentos fluírem, sem editar o texto ou se preocupar com coerência. Então feche o Word e esqueça que esse texto existe'.


Eu geralmente não compartilho essas coisas vindas do fundo da minha alma, pois revelam mais de mim do que eu geralmente tenho coragem de mostrar, mas na fé de que esse texto vai servir para alguém mais refletir sobre sua própria vida e talvez achar conforto para seus medos, anseios e sonhos, disponibilizo-o aqui para vocês!
Espero que sirva para alguém como serviu hoje, para mim!

Abraços sinceros, 
John

sábado, 10 de julho de 2010

A Alma da Arte e a Arte da Alma

Quero escrever. Apesar disso, estou super ocupado. Bate uma dúvida: o que fazer? Largar minhas responsabilidade por um momento de criatividade ou ir trabalhar logo pra acabar com isso mais rápido? Mas e se eu for trabalhar e, quando voltar, a vontade de escrever tiver passado? AHHH! Foda-se, vim escrever rapidinho!

Essa semana foi cool. Em meio a uma mistura de trabalho (do meu laboratório) exaustivo, prova e trabalho final do semestre, e necessidade de sair com os amigos, corri corri e corri, não tendo tempo de pensar sobre muito mais. Em meio a tanta correria, precisava de uma válvula de escape, já que não estava dando pra marcar nada com amigo nenhum: o trabalho final me tomou mais tempo do que eu imaginava e meu trabalho do laboratório quase não saiu dos 15% (e esse é o motivo para trabalhar no fim de semana). Minha válvula de escape foi GLEE.

Glee, gente, é a série mais legal de todas! Em uma mistura de novelinha adolescente tipo Malhação com musicais, ficou tão divertido que é só começar a assistir pra querer ver mais! Tá certo que o enredo é infantil e muitas das músicas que eles cantam ninguém conhece (devido ao grande culto ao EUA), mas quando você passa a respeitar que a série é pra ser assim mesmo, e que o mais importante é o cunho artístico de tudo aquilo, você se inspira.

Afinal, quem nunca teve vontade de entrar prum coral e cantar e dançar, como eles fazem? Tá certo, várias pessoas dirão 'Eu nunca.', mas, vá lá, eles se divertem a beça. E eu morro de vontade de poder fazer o mesmo!!! Mas infelizmente, não sou dotado do talento da dança. Pior ainda com relação ao canto (mas eu canto mesmo assim. Não sou obrigado!).

Eu descobri que eu amo música. Bom, na verdade eu já sabia, mas Glee veio me lembrar disso! O melhor de tudo é que eu não esse ou aquele tipo de música. Eu amo todos! (tá, tenho preferência por uns, mas sei apreciar qualquer outro - e antes de me jogarem na cara certas declarações já feitas, quero deixar claro que MÚSICA é diferente de BARULHO. Novamente, não sou obrigado. Não mesmo!). E, indo além da música, eu gosto muito de arte!

Arte! Quem imaginaria? Sou só um meio engenheiro que só sabe fazer contas. Porque disso? É simples: se vocês repararem, artistas são, de certa forma, as pessoas mais felizes do mundo - põe para fora todas as maluquices que a criatividade da cabeça deles pensam sem serem recriminados por isso, e às vezes ainda ganham bem por isso!

Não sei se ficou claro o ponto a que eu quero chegar, então repito:
"põe para fora todas as maluquices que a criatividade da cabeça deles pensam" (gente, sempre quis me citar! Que incrível isso! hahahaha)

Traduzindo: o que sua cabeça deseja fazer nada mais são do que os sonhos que você deseja realizar. Mesmo que sejam somente pequenas vontades, não deixam de ser sonhos! E um artista é simplesmente aquela pessoa que realiza seus sonhos constantemente! Cada nova obra concluída é um sonho concretizado, pois veio lá de dentro da alma! E, acho que todos sabem disso, realizar sonhos trás uma sensação realmente boa!

Por exemplo, sempre que faço um post que me agrada aqui no blog, eu fico todo feliz por uns três dias. E como o post nunca some, cada vez que entro no blog eu me encho de satisfação por saber que fui eu quem fiz! É esse o poder da concretização da criatividade! É essa a sensação que um artista deve ter sempre que conclui uma obra!

Daí eu fico pensando: artistas são as pessoas mais felizes desse mundo...

Ah! Meus sonhos... Cada vez mais apaixonado pela criatividade, matéria-prima da Arte, hoje eu sei exatamente o que quero fazer no meu futuro (tá, não tão exatamente, mas já tenho um rumo). E mesmo que eu vá me formar e trabalhar como engenheiro, eu vou incluir Arte no meio das minhas atividades. Afinal, se eu quero, eu só posso fazer oras! Quem disse que engenharia não pode manifestar a arte também?

(Quer uma prova? Veja isso: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/1,,EMI144935-17180,00.html)

Uma manifestação frequente da Arte que sempre me encantou é a Arquitetura. Criar monumentos que expressam e incitam sentimentos e sensações não é pra qualquer um, e quando bem feito impressiona até o mais cético. E ultimamente eu tenho conhecido muitas pessoas de arquitetura. Na verdade, conheci uma turma de amigos super legal, irreverente e interessante, e a pequena convivência que tive com eles (dois encontros somente) já me inspirou mais ainda (não sou obrigado?!).

E agora eu ficou imaginando Arte em tudo quanto é coisa. Já imaginou misturar arquitetura, música, pinturas, teatro, manifestações artísticas diversas, tudo em uma obra só?! Se mal feito, com certeza ficaria terrível. Mas se bem feito, encantaria o mundo.

A Arte inspira a alma, por ser justamente criação e expressão da mesma. Ser Artista é mais do que borrar uns papéis ou paredes, criar poesias ou juntar notas musicais e criar melodias. Ser Artista é expressar sua Alma, nos meios que for possível fazê-lo e que sua criatividade permitir.

Quero ser o espírito de Glee, quero ser Artista, quero fazer Arte. Quero sonhar que é possível misturar engenharia e Arte e, mais ainda, que vou ser capaz de fazê-lo de forma esplêndida. Quero arquitetar meus sonhos da forma mais perfeita, quero expressar meus sentimentos em formas visíveis e audíveis, quero encantar, envolver, emocionar e elevar a vida das pessoas ao patamar da alma.

Quero Amar, quero sonhar, quero viver a vida enquanto ela pode ser vivida. E que é viver, se não conviver com sua Alma e compartilhá-la com seus amigos?

Eu quero inspirar as pessoas, e se não for pedir muito, o mundo.

Quero alegria, satisfação e harmonia. E para vencer a batalha contra o mau-humor, a rotina e a falta de esperança, vou usar a maior arma que o homem possui: a sua Alma. Vou usar da Arte.


domingo, 4 de julho de 2010

Amigos, aniversários e o Universo




Hoje estou feliz. Tão feliz, que estou quase chorando. É um sentimento não explicável. E eu não desejo tentar expressá-lo em palavras. Ficaria muito pequeno, muito restrito, se o fizesse. Mas deixo claro que é um sentimento intenso, capaz de emocionar não só o espírito mas também o corpo. Só.


Tudo isso com certeza veio dos dois últimos dias. Aniversariei dia 03 de julho e um amigo muito próximo estava comemorando seu aniversário dia 02. Juntamos tudo e participei de duas 'festas'. A dele, no dia dois, e a minha no dia três. E essa confraternização intensa, esse convívio com grupos de amigos diferentes mas com sentimentos de união tão semelhantes, me inspirou. Enquanto no dia dois eu conheci um monte de amigos desse outro amigo meu, no dia do meu aniversário, amigos meus se conheceram. E esses dois momentos foram muito especiais e agora, que posso rever mentalmente tudo que já se passou, percebo o quanto o sentimento de amizade faz bem ao homem.

É incrível como nos sentimos protegidos em uma roda de pessoas onde temos amigos. É incrível como nos orgulhamos quando amigos nossos se conhecem e se dão bem. É incrível (me segurei para não soltar um 'amaaazing') como amamos ver nossos amigos se tornando amigos também e partilhando do mesmo sentimento que você tem por seus amigos. É incrível perceber quanto amor rola por trás disso tudo.

Amor sim. Expresso nas mais variadas formas, ele está sempre lá: clima de cumplicidade, vontade de fazer o outro rir, necessidade de ajudar nas dificuldades, vontade de tocar, de abraçar, de animar outrem ou evitar que ele se magoe por uma decisão que você tem que tomar. Preocupações dos outros viram suas preocupações e todo mundo pára um pouco a conversa para tratar de determinado problema particular. Risadas de alguns logo são partilhadas para que todos possam rir. Experiências são trocadas, sentimentos são expostos, e entre risos e lágrimas, todos estão lá, querendo alegrar um ao outro, confortar a dor alheia ou cuidar para que essa dor nunca chegue. Todos vivendo como uma grande família...

É lindo imaginar que nossa segunda família são nossos amigos. E é vero. E sob essa ótica podemos também olhar para a nossa família 'original' e ver que na verdade ela nada mais é do que um grupo de amigos que você convive há muito mais tempo.

Ó! Pensamento interessante esse de que tudo então se resume à amizade. A amizade é o ouro do sentimento humano. Mais do que o amor entre duas pessoas, que é egoísta com relação às demais pessoas do mundo, a amizade está no topo das nossas ambições. E muitas vezes não percebemos isso. E não damos o devido valor ao que seria mais importante para a gente nessa vida: amigos! Ou às vezes deixamos determinadas relações intensas, como a familiar, sem o cuidado necessário para que a amizade se manifeste. E então, os membros de nossa família não parecem nossos amigos. E nossos pais, irmãos, primos não fazem tanta parte da nossa vida como nossos amigos. Mas o sentimento persiste: o que ocorreu aqui não é o fim de uma amizade. Até porque a família é o lugar que qualquer um vai recorrer antes de qualquer outro lugar quando se sentir acurralado, ameaçado pelo mundo. O que aconteceu foi o esquecimento. Esqueceu-se de que eles também são seus amigos. Às vezes, os mais fiéis que você poderia ter.


O importante é, então, valorizar os amigos antes de todo o resto. Seja ele seu pai, mãe, ou aquela pessoinha que você acabou de conhecer e já está sentindo como sua alma gêmea. É essa a ânsia maior do homem: amar e ser amado, e fazer amigos se encaixa tão bem nesse objetivo que não pode ser visto como algo secundário!


A amizade é filha do Amor, que é a mãe de tudo. Pois Amor é o todo, Amor é o universo e todos somos Amor. Se no princípio, Deus fez o universo, com o mundo e todos os animais e plantas e homens que nele habitam, antes do princípio o Amor fez Deus. E portanto, não há Deus nem Universo sem Amor, e não há nada no Universo que não venha dele. E a amizade, acredito eu, é a filha mais velha do Amor. E por assim ser, ter amigos é exercer o Amor. E se é de Amor que o mundo precisa, nada mais eficiente para chegar nesse objetivo do que fazer novos amigos. Sinceros. Reais. Humanos. Com todos os seus erros. Mas com todo Amor, em forma de Amizade, para dar.


Leitor, quer ser meu Amigo?