sábado, 10 de julho de 2010

A Alma da Arte e a Arte da Alma

Quero escrever. Apesar disso, estou super ocupado. Bate uma dúvida: o que fazer? Largar minhas responsabilidade por um momento de criatividade ou ir trabalhar logo pra acabar com isso mais rápido? Mas e se eu for trabalhar e, quando voltar, a vontade de escrever tiver passado? AHHH! Foda-se, vim escrever rapidinho!

Essa semana foi cool. Em meio a uma mistura de trabalho (do meu laboratório) exaustivo, prova e trabalho final do semestre, e necessidade de sair com os amigos, corri corri e corri, não tendo tempo de pensar sobre muito mais. Em meio a tanta correria, precisava de uma válvula de escape, já que não estava dando pra marcar nada com amigo nenhum: o trabalho final me tomou mais tempo do que eu imaginava e meu trabalho do laboratório quase não saiu dos 15% (e esse é o motivo para trabalhar no fim de semana). Minha válvula de escape foi GLEE.

Glee, gente, é a série mais legal de todas! Em uma mistura de novelinha adolescente tipo Malhação com musicais, ficou tão divertido que é só começar a assistir pra querer ver mais! Tá certo que o enredo é infantil e muitas das músicas que eles cantam ninguém conhece (devido ao grande culto ao EUA), mas quando você passa a respeitar que a série é pra ser assim mesmo, e que o mais importante é o cunho artístico de tudo aquilo, você se inspira.

Afinal, quem nunca teve vontade de entrar prum coral e cantar e dançar, como eles fazem? Tá certo, várias pessoas dirão 'Eu nunca.', mas, vá lá, eles se divertem a beça. E eu morro de vontade de poder fazer o mesmo!!! Mas infelizmente, não sou dotado do talento da dança. Pior ainda com relação ao canto (mas eu canto mesmo assim. Não sou obrigado!).

Eu descobri que eu amo música. Bom, na verdade eu já sabia, mas Glee veio me lembrar disso! O melhor de tudo é que eu não esse ou aquele tipo de música. Eu amo todos! (tá, tenho preferência por uns, mas sei apreciar qualquer outro - e antes de me jogarem na cara certas declarações já feitas, quero deixar claro que MÚSICA é diferente de BARULHO. Novamente, não sou obrigado. Não mesmo!). E, indo além da música, eu gosto muito de arte!

Arte! Quem imaginaria? Sou só um meio engenheiro que só sabe fazer contas. Porque disso? É simples: se vocês repararem, artistas são, de certa forma, as pessoas mais felizes do mundo - põe para fora todas as maluquices que a criatividade da cabeça deles pensam sem serem recriminados por isso, e às vezes ainda ganham bem por isso!

Não sei se ficou claro o ponto a que eu quero chegar, então repito:
"põe para fora todas as maluquices que a criatividade da cabeça deles pensam" (gente, sempre quis me citar! Que incrível isso! hahahaha)

Traduzindo: o que sua cabeça deseja fazer nada mais são do que os sonhos que você deseja realizar. Mesmo que sejam somente pequenas vontades, não deixam de ser sonhos! E um artista é simplesmente aquela pessoa que realiza seus sonhos constantemente! Cada nova obra concluída é um sonho concretizado, pois veio lá de dentro da alma! E, acho que todos sabem disso, realizar sonhos trás uma sensação realmente boa!

Por exemplo, sempre que faço um post que me agrada aqui no blog, eu fico todo feliz por uns três dias. E como o post nunca some, cada vez que entro no blog eu me encho de satisfação por saber que fui eu quem fiz! É esse o poder da concretização da criatividade! É essa a sensação que um artista deve ter sempre que conclui uma obra!

Daí eu fico pensando: artistas são as pessoas mais felizes desse mundo...

Ah! Meus sonhos... Cada vez mais apaixonado pela criatividade, matéria-prima da Arte, hoje eu sei exatamente o que quero fazer no meu futuro (tá, não tão exatamente, mas já tenho um rumo). E mesmo que eu vá me formar e trabalhar como engenheiro, eu vou incluir Arte no meio das minhas atividades. Afinal, se eu quero, eu só posso fazer oras! Quem disse que engenharia não pode manifestar a arte também?

(Quer uma prova? Veja isso: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/1,,EMI144935-17180,00.html)

Uma manifestação frequente da Arte que sempre me encantou é a Arquitetura. Criar monumentos que expressam e incitam sentimentos e sensações não é pra qualquer um, e quando bem feito impressiona até o mais cético. E ultimamente eu tenho conhecido muitas pessoas de arquitetura. Na verdade, conheci uma turma de amigos super legal, irreverente e interessante, e a pequena convivência que tive com eles (dois encontros somente) já me inspirou mais ainda (não sou obrigado?!).

E agora eu ficou imaginando Arte em tudo quanto é coisa. Já imaginou misturar arquitetura, música, pinturas, teatro, manifestações artísticas diversas, tudo em uma obra só?! Se mal feito, com certeza ficaria terrível. Mas se bem feito, encantaria o mundo.

A Arte inspira a alma, por ser justamente criação e expressão da mesma. Ser Artista é mais do que borrar uns papéis ou paredes, criar poesias ou juntar notas musicais e criar melodias. Ser Artista é expressar sua Alma, nos meios que for possível fazê-lo e que sua criatividade permitir.

Quero ser o espírito de Glee, quero ser Artista, quero fazer Arte. Quero sonhar que é possível misturar engenharia e Arte e, mais ainda, que vou ser capaz de fazê-lo de forma esplêndida. Quero arquitetar meus sonhos da forma mais perfeita, quero expressar meus sentimentos em formas visíveis e audíveis, quero encantar, envolver, emocionar e elevar a vida das pessoas ao patamar da alma.

Quero Amar, quero sonhar, quero viver a vida enquanto ela pode ser vivida. E que é viver, se não conviver com sua Alma e compartilhá-la com seus amigos?

Eu quero inspirar as pessoas, e se não for pedir muito, o mundo.

Quero alegria, satisfação e harmonia. E para vencer a batalha contra o mau-humor, a rotina e a falta de esperança, vou usar a maior arma que o homem possui: a sua Alma. Vou usar da Arte.


2 comentários:

  1. "Quero alegria, satisfação e harmonia. E para vencer a batalha contra o mau-humor, a rotina e a falta de esperança, vou usar a maior arma que o homem possui: a sua Alma. Vou usar da Arte."

    Sentimento altamente compartilhado! ;)
    E ainda quero mais: quero que meus olhos nunca deixem de ver arte no mundo. Em todas as pequenas coisas presentes no mundo.

    ResponderExcluir
  2. Eba eba! ahahah Já tenho uma parceira p deixar esse mundo mais feliz hahaha
    \o\

    Tbm nunca quero perder a capacidade de ver a arte existente em cada pedacinho desse mundão de Deus. E sinceramente, n acredito q isso seja possível. Ou você só aprende a ver cada vez mais arte, ou vc nunca viu nada. Não tem como ver e dps ficar cego!! hahaah

    ResponderExcluir

Estamos sempre aí para ler as críticas, sugestões e elogios!