domingo, 4 de julho de 2010

Amigos, aniversários e o Universo




Hoje estou feliz. Tão feliz, que estou quase chorando. É um sentimento não explicável. E eu não desejo tentar expressá-lo em palavras. Ficaria muito pequeno, muito restrito, se o fizesse. Mas deixo claro que é um sentimento intenso, capaz de emocionar não só o espírito mas também o corpo. Só.


Tudo isso com certeza veio dos dois últimos dias. Aniversariei dia 03 de julho e um amigo muito próximo estava comemorando seu aniversário dia 02. Juntamos tudo e participei de duas 'festas'. A dele, no dia dois, e a minha no dia três. E essa confraternização intensa, esse convívio com grupos de amigos diferentes mas com sentimentos de união tão semelhantes, me inspirou. Enquanto no dia dois eu conheci um monte de amigos desse outro amigo meu, no dia do meu aniversário, amigos meus se conheceram. E esses dois momentos foram muito especiais e agora, que posso rever mentalmente tudo que já se passou, percebo o quanto o sentimento de amizade faz bem ao homem.

É incrível como nos sentimos protegidos em uma roda de pessoas onde temos amigos. É incrível como nos orgulhamos quando amigos nossos se conhecem e se dão bem. É incrível (me segurei para não soltar um 'amaaazing') como amamos ver nossos amigos se tornando amigos também e partilhando do mesmo sentimento que você tem por seus amigos. É incrível perceber quanto amor rola por trás disso tudo.

Amor sim. Expresso nas mais variadas formas, ele está sempre lá: clima de cumplicidade, vontade de fazer o outro rir, necessidade de ajudar nas dificuldades, vontade de tocar, de abraçar, de animar outrem ou evitar que ele se magoe por uma decisão que você tem que tomar. Preocupações dos outros viram suas preocupações e todo mundo pára um pouco a conversa para tratar de determinado problema particular. Risadas de alguns logo são partilhadas para que todos possam rir. Experiências são trocadas, sentimentos são expostos, e entre risos e lágrimas, todos estão lá, querendo alegrar um ao outro, confortar a dor alheia ou cuidar para que essa dor nunca chegue. Todos vivendo como uma grande família...

É lindo imaginar que nossa segunda família são nossos amigos. E é vero. E sob essa ótica podemos também olhar para a nossa família 'original' e ver que na verdade ela nada mais é do que um grupo de amigos que você convive há muito mais tempo.

Ó! Pensamento interessante esse de que tudo então se resume à amizade. A amizade é o ouro do sentimento humano. Mais do que o amor entre duas pessoas, que é egoísta com relação às demais pessoas do mundo, a amizade está no topo das nossas ambições. E muitas vezes não percebemos isso. E não damos o devido valor ao que seria mais importante para a gente nessa vida: amigos! Ou às vezes deixamos determinadas relações intensas, como a familiar, sem o cuidado necessário para que a amizade se manifeste. E então, os membros de nossa família não parecem nossos amigos. E nossos pais, irmãos, primos não fazem tanta parte da nossa vida como nossos amigos. Mas o sentimento persiste: o que ocorreu aqui não é o fim de uma amizade. Até porque a família é o lugar que qualquer um vai recorrer antes de qualquer outro lugar quando se sentir acurralado, ameaçado pelo mundo. O que aconteceu foi o esquecimento. Esqueceu-se de que eles também são seus amigos. Às vezes, os mais fiéis que você poderia ter.


O importante é, então, valorizar os amigos antes de todo o resto. Seja ele seu pai, mãe, ou aquela pessoinha que você acabou de conhecer e já está sentindo como sua alma gêmea. É essa a ânsia maior do homem: amar e ser amado, e fazer amigos se encaixa tão bem nesse objetivo que não pode ser visto como algo secundário!


A amizade é filha do Amor, que é a mãe de tudo. Pois Amor é o todo, Amor é o universo e todos somos Amor. Se no princípio, Deus fez o universo, com o mundo e todos os animais e plantas e homens que nele habitam, antes do princípio o Amor fez Deus. E portanto, não há Deus nem Universo sem Amor, e não há nada no Universo que não venha dele. E a amizade, acredito eu, é a filha mais velha do Amor. E por assim ser, ter amigos é exercer o Amor. E se é de Amor que o mundo precisa, nada mais eficiente para chegar nesse objetivo do que fazer novos amigos. Sinceros. Reais. Humanos. Com todos os seus erros. Mas com todo Amor, em forma de Amizade, para dar.


Leitor, quer ser meu Amigo?



7 comentários:

  1. Que lindooo amore ! Até chorei !!

    Te amo mto , orgulho meu !

    ResponderExcluir
  2. Nossa comemoração conjunta foi ótima!
    E é isso mesmo!
    Sejamos sempre e cada dia mais uma família!
    E quando tudo estiver triste, que a luz da nossa amizade brilhe na escuridão!
    Cheers!

    ResponderExcluir
  3. Sejamos amigos! amigos reunidos por palavras que saem juntas por uma não conseguir tratar sozinha tudos o que somos, sentimos ou desejamos...

    E que o amor seja nosso sol!

    ResponderExcluir
  4. Daqui uns dias vc escreve umas três vezes melhor que eu. Por que melhor vc sempre escreveu. HAUAHUAHUAHA

    ResponderExcluir
  5. huhuuh, até parece né Milho. O Poeta aqui é você! Sempre foi!

    ResponderExcluir
  6. Dá pra parar com essa discussão? Vou dar um mucado de reflexões minhas pra vcs lerem e criarem um pouquinho de auto-estima literária. haha

    ResponderExcluir
  7. huauhauhaauh Ahhh até parece Ana! E agora q vc falou isso, é bem verdade: eu nunca li nenhuma poesia ou texto literário q você tenha escrito! Eu quero ler pra julgar se você tem razão ou n! *eu duvidoooo q tenha hahaha)

    ResponderExcluir

Estamos sempre aí para ler as críticas, sugestões e elogios!